Histórico

O Laboratório de Oceanografia Costeira – LOC foi criado em 1999 como uma unidade acadêmica associada ao Departamento de Geociências da UFSC, tendo como principal objetivo desenvolver pesquisas visando a caracterização oceanográfica de sistemas costeiros transicionais, tais como estuários, lagunas, baías, praias, dunas e a plataforma continental interna. No mesmo ano, em parceria com o Departamento de Aquicultura, começou a desenvolver suas atividades junto à estação de pesquisa da UFSC localizada na Barra da Lagoa, em Florianópolis (atual Estação de Maricultura Elpídio Beltrame).

Com recursos obtidos através de diversos projetos de pesquisa financiados por órgãos como CNPq, FINEP, FAPESC, MCT e Petrobrás, entre outros, o laboratório rapidamente consolidou uma ampla infraestrutura instrumental para a realização de pesquisas laboratoriais e de campo. A partir de sua criação, o grupo desenvolveu grande expertise na proposição de estratégias metodológicas para a análise integrada de dados, com foco nas áreas de Sedimentologia, Micropaleontologia e Geofísica Marinha. Particularmente, como estratégias de investigação, houve grande desenvolvimento quanto à aplicação de técnicas associadas à Geomática, Sensoriamento Remoto, Estatística Mutivariada e Modelagem Numérica.

A longos dos anos as pesquisas desenvolvidas pelo corpo docente e alunos vinculados ao grupo concentraram-se principalmente nos temas: análise ambiental de sítios de aquicultura (seleção sítios e avaliação de impacto); caracterização oceanográfica de Áreas Marinhas Protegidas; hidrodinâmica e processos sedimentares em lagoas e estuários; caracterização biossedimentar dos sistemas costeiros; morfodinâmica e evolução costeira; vulnerabilidade costeira e geodiversidade marinha.

Farol do Arvoredo. Foto: Jarbas Bonetti.

Farol do Arvoredo. Foto: Jarbas Bonetti.A partir de 2017 o laboratório se vinculou à Coordenadoria Especial de Oceanografia do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas da UFSC e parte de sua infraestrutura migrou para o Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima, localizado no bairro Trindade.

O símbolo do Laboratório de Oceanografia Costeira é uma estilização do farol localizado na Ilha do Arvoredo (27° 17′ 46″ S, 48° 21′ 24″ O), inaugurado em 1883. Com um facho de luz que pode alcançar 24 milhas náuticas, sua finalidade é orientar a navegação ao norte da Ilha de Santa Catarina. Analogamente, espera-se que o LOC forneça um pouco de luz para os “navegantes da ciência” que se aventurarem a desenvolver pesquisas em áreas costeiras, sendo esse o motivo dele ter sido escolhido para representá-lo.